terça-feira, 8 de setembro de 2009

PROGRAMAÇÃO - III JORNADA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


III JORNADA DE PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

PROGRAMAÇÃO

08:00 (Palestra) – O cuidado ao idoso residente em ILPIs

Ana Maria Carvalho do Nascimento, Fisioterapeuta com especialização em Gerontologia, Fisioterapia Cardiorespiratória e Saúde Mental. Supervisora de estágio curricular da Furb no asilo S. Simeão há 12 anos, professora da disciplina de Fisioterapia em Geriatria do Curso de Fisioterapia e da pós em Gerontologia da Furb. Mestre em enfermagem pela UFSC. Participou do capítulo do livro AME SUAS RUGAS, 2007.

10:00 (Palestra) – Contribuições da Psicologia do Desenvolvimento para compreender a adolescência

Magda do Canto Zurba, psicóloga, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFRGS, Doutora em Educação pela UFSC, professora adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC, há anos desenvolve projetos de extensão e pesquisa sobre psicologia do desenvolvimento e saúde mental.

14:00 (Comunicações) – Serviços Clínica-Escola de Psicologia da FURB

Clínica com Bebês; Clínica Infantil; Adolescência.

16:00 – CINEPSI – Peixe Grande

(Mediadora) Geselda Baratto, Diploma de Psicólogo pela Faculdade de Psicologia Ciências e Letras Tuiuti (1982). Mestrado em Psicologia Clínica - área de concentração Psicanálise- pela Universidade Tuiuti do Paraná (2000). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de santa Catarina - UFSC. Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de santa Catarina - UFSC. Professora e supervisora clínica titular da Fundação Universidade Regional de Blumenau, atuando na área de psicanálise.

19:00 (Oficina) – Vygotsky e a Psicologia: Contribuições da Teoria Histórico-Cultural do Desenvolvimento (Sala I – 205)

Edson Schroeder, Mestre em Educação pela FURB (1993) e doutor em Educação Cientifica e Tecnológica pela UFSC (2008). Professor nos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Pedagogia. Professor nos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGCIM). Atualmente desenvolve pesquisas com base na Teoria Histórico-Cultural do Desenvolvimento.

19:00 (Palestra) – Detecção de Riscos Psíquicos na Educação Infantil

Rosa Maria Marini Mariotto, Graduação em Psicologia na PUCPR, Mestrado em Psicologia Clínica na UTP, Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento no IPUSP, Professora da graduação e pós-graduação da PUCPR, Idealizadora do Programa de Prevenção e Atendimento Inicial - ProPAI - da PUCPR, Membro da Associação Brasileira de Estudos sobre o Bebê – ABEBE, Psicanalista Membro da Associação Psicanalítica de Curitiba, Autora do Livro: Cuidar, Educar e Prevenir: a função da creche na subjetivação de bebês, São Paulo, Editora Escuta, 2009.

LOCAL – Auditório J

Data – 16 de Setembro

Inscrições no evento R$ 10,00

Realização – Centro Acadêmico de Psicologia Silvia Lane – Gestão Avança Psico (2009-2010)

Maiores Informações:

capsi@furb.br

ou

http://www.psicofurb.blogspot.com/



Nenhum comentário:

Postar um comentário