A CLÍNICA- INFANTIL: POLÍTICAS DE ATENDIMENTO
Esse serviço consiste na delimitação das demandas realizadas para o público infantil, levando-se em conta as especificidades dessa clínica na atualidade. Para tanto, realiza-se um trabalho de entrevista com aqueles que demandam atendimento para a criança, sejam eles os pais, a escola, os profissionais da área da saúde entre outros, visando a especificação da demanda em questão e o encaminhamento para um tratamento adequado.
PORQUE AS PRIMEIRAS ENTREVISTAS SÃO REALIZADAS COM OS ADULTOS?
Primeiramente porque nunca uma criança bate na porta de um consultório dizendo: “Gostaria de marcar uma sessão”. Essas crianças dependem orgânica e subjetivamente de um adulto, na qual o principal medo infantil é perder o amor desse adulto. Logo, em se tratando de um trabalho clínica com crianças, estas sempre serão trazidas por um adulto. E isso implica numa primeira conseqüência prática: Temos e devemos manejar transferencialmente com estes adultos para que um tratamento para a criança seja possível e em segundo lugar, para saber: De quem é a demanda? Do adulto ou da criança?
OBJETIVOS
Elaborar estratégias de acolhimento e tratamento a partir das especificidades do trabalho clínico com crianças, embasado à partir de:
a) A especificação da demanda, especialmente, o manejo com os pais, escolas, etc;
b) O lugar dos pais na condução do tratamento;
c) As diversas modalidades de atendimento à criança conforme as necessidades suscitadas por cada caso;
d) O diagnóstico diferencial;
e) A condução do tratamento na clínica infantil.
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