sábado, 8 de agosto de 2009

VEM AÍ.... XVII EDIÇÃO DO PSICANÁLISE EM EXTENSÃO


APRESENTAÇÃO

Partindo do conceito de Clínica Ampliada referenciado pelo SUS que propõe que o profissional da saúde deve desenvolver a capacidade de ajudar as pessoas, não só a combater as doenças, mas a transformar-se, de forma que a doença, mesmo sendo um limite, não a impeça de viver outras coisas na sua vida, tomando a clínica como um modo de operar seja no consultório ou nas instituições e a partir da experiência prática que tivemos durante o semestre, passamos a nos questionar, a refletir e principalmente, a gostar da clínica. Uma clínica em especial nos chamou atenção: A Clínica da Psicose.

E esse é o tema que a turma do 5º semestre (2009/I) de Psicologia em conjunto com a professora Carla Regina Cumiotto, inclinou-se para discutir na XVII edição da Psicanálise em Extensão, evento realizado na disciplina de TSP Psicanálise II, que acontece desde novembro de 1999.

A escolha do tema deu-se a partir de alguns casos clínicos que foram assistidos por nós durante o semestre. Através desses atendimentos, e com a articulação teórica proposta durante as aulas foi crescendo o desejo de saber mais sobre a estrutura clínica de determinados pacientes, e também passamos a pensar nas possibilidades a cerca desses sujeitos denominados “psicóticos”. Possibilidades estas que nos instigaram a pensar sobre o lugar desse paciente, desde sua infância até vida adulta, na sociedade: no trabalho, na família, nos relacionamentos, na escola. Como é para esse sujeito encontrar esse lugar e de que forma ele o faz.


PROGRAMAÇÃO

Dia 11/08/2009

18h30min - Abertura

18h45min - 1ª Mesa

Tema: Psicose Infantil

Acadêmica: Fernanda Nascimento Meneses

Tema: A surdez pode não ser surda ao desejo?

Acadêmica: Daniela C. Sagaz

Tema: Psicose e a Relação Mãe – Bebê

Acadêmica: Gabriela da Silva Rudolpho

19h30min – DEBATE

19h45min – Coffee break

20h – 2ª Mesa

Tema: Como se dá a transferência na Clínica da Psicose?

Acadêmica: Barbara Wehmuth Raulino

Tema: O trabalho como referência simbólica e social para o psicótico

Acadêmica: Samantha Rezende Peruchi

Tema: A Psicose e o Feminino

Acadêmica: Djécica Koepsel

20h45min – Dbate

21h15min – Ecerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário