CLÍNICA ESCOLA DE PSICOLOGIA & PACIENTES COM SOFRIMENTO PSIQUÍCO INTENSO:
POSSIVEIS ENCONTROS, NOVOS CAMINHOS E CONSTRUÇÃO DE POSSIBILIDADES
HISTÓRICO DO SERVIÇO
No início do ano de 2008, nascia a inserção do estágio de Psicologia no Pronto- Socorro do Hospital Santo Antônio supervisionado pela professora Carla Regina Cumiotto. No período inicial, foi constatado uma grande demanda advinda de pacientes psiquiátricos no Pronto – Socorro, visto que, os poucos leitos psiquiátricos e a falta de uma infra-estrutura que acolhe tais pacientes, não davam conta de tamanho número de sujeitos que buscavam serviços voltados a saúde mental. A partir deste diagnóstico institucional, deu-se início ao Projeto Saúde Mental, que consiste em criar um espaço de intervenção e de referência no acolhimento e atendimento a pessoas com sofrimento psíquico grave.
OBJETIVOS
Estabelecer um precioso vínculo entre o campo da urgência subjetiva e campo de um espaço clínico pautado no tempo subjetivo do sujeito, suas possibilidades de elaboração e de um novo saber sobre si próprio. Tal projeto visa uma psicologia prestadora de serviços voltados a saúde mental, comunidade, promoção e reabilitação da saúde do sujeito acometido pelo sofrimento psíquico, bem como, seus familiares, para além da medicação.
METODOLOGIA
Reuniões, grupos, atendimentos, acolhimentos, supervisões e debates são realizados semanalmente, a fim de propiciar um melhor compreendimento dos serviços disponibilizados em saúde mental, bem como o aperfeiçoamento de nosso serviço de intervenção. Deste modo, possibilitar um espaço de acolhimento e escuta aos usuários do Projeto Saúde Mental tem produzido interessantes efeitos no que se refere à clínica e a saúde pública, visto que, dos nove (9) atendimentos realizados não houve nenhuma desistência, mostrando assim, um espaço e suporte necessário para esses sujeitos com sofrimento psíquico intenso. Tais encaminhamentos são realizados pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Hospital Santo Antônio, PSF de Blumenau e a Clínica-escola de Psicologia da FURB.
DESAFIOS E METAS
Estamos trabalhando para uma melhor eficácia de nosso serviço, buscando parcerias com médicos- psiquiatras, suporte aos familiares, visitas domiciliares, acompanhamento terapêutico, oficinas terapêuticas, formação de grupos. Estas são propostas de atuação que ainda estão sendo elaboradas, aperfeiçoadas e amadurecidas para implementação no Projeto saúde mental. Tais implementações garantem a formação de um serviço de referência em saúde mental em Blumenau.
Nenhum comentário:
Postar um comentário