SILVIA LANE
Silvia Lane nasceu em São Paulo a 03 de fevereiro de 1933 e depois de formada em Filosofia na Universidade de São Paulo em 1956, começou sua trajetória no campo da pesquisa em Psicologia Social. Silvia foi professora na Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi a primeira diretora do curso. Trabalhou na PUCSP por mais de 40 anos e já no hospital, nos seus últimos momentos de vida, fazendo seu tratamento para o câncer, ainda perguntava por seus orientandos e seus trabalhos.
Silvia professorou em busca de uma formação crítica e reflexiva. Buscou sensibilizar seus alunos para a importância da vinculação entre a pesquisa e as urgências da realidade brasileira. Para Silvia a ciência não tinha valor se não estivesse diretamente relacionada à realidade, buscando soluções para os problemas sociais vividos pela maioria da população.
Ocupou vários cargos de direção acadêmica na PUCSP e foi membro da primeira diretoria da Associação dos Professores da PUC- APROPUC.
Fundou a Associação Brasileira de Psicologia Social, da qual foi a primeira presidente. Publicou livros em Psicologia Social e foi uma referência importante nesta área e na Psicologia Social Comunitária, que se desenvolveu no Brasil a partir da década de 80.
No ano de 2005 Silvia Lane esteve na Universidade Regional de Blumenau, e fez nascer a I Jornada de Psicologia Social, onde foi homenageada, ficando seu nome registrado no Centro Acadêmico que passou a se chamar Centro Acadêmico de Psicologia Silvia Lane.
Nenhum comentário:
Postar um comentário