IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO USO DE ANIMAIS EM EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE PSICOLOGIA
IMIANOWSKY, André Gustavo
FLORIT, Luciano Félix
FLORIT, Luciano Félix
O presente trabalho busca discutir sobre os as práticas experimentais que utilizam animais e que estão presentes no campo científico, e em particular, no âmbito do ensino da Psicologia. Foca-se também, sobre as possibilidades de ferramentas, instrumentos e atividades alternativas em compromisso com uma formação ética e práticas didáticas que não estejam envolvidas com a dor, sofrimento e morte de animais não-humanos. Busca-se refletir sobre os limites da experimentação através do resgate histórico desse fenômeno, as condições de uso e as possibilidades de mudança frente a este cenário. Discute-se ainda, sobre o conhecimento psicológico em formação com práticas laboratoriais que reproduzem experimentos legitimados em outras épocas e configurados como necessário para o atual momento através da tradição e cultura e no modo que se reflete essas práticas para a construção do pensamento crítico em Psicologia. A investigação e coleta de dados deram-se através de entrevistas semi-estruturadas com questões norteadoras para a discussão e foco reflexivo da temática apresentada. Utilizou-se de teóricos posicionados em uma perspectiva abolicionista, utilitarista e filosófica, como SÔNIA T. FELIPE, PETER SINGER, TOM REGAN, entre outros, todos estes envolvidos com o discurso da problemática do uso de animais como produções humanas em um processo de “coisificação”. Propõe-se ainda, neste trabalho, investigar as reais necessidades de experimentos com animais em específicas disciplinas do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau, frente à possibilidade de novos métodos, procedimentos e ferramentas alternativas para investigação experimental. Procurou-se conhecer as justificativas e/ou julgamentos dos acadêmicos que realizam tais práticas e no modo como estes percebem o uso de animais como um instrumento didático-pedagógico durante o percurso da formação de profissionais da Psicologia.
Palavras-chave: Ética, Experimentação Animal, Ensino Psicologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário