segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TRABALHOS ACADÊMICOS - Implicações Éticas do uso de animais em experiências didáticas no Ensino de Psicologia

IMPLICAÇÕES ÉTICAS DO USO DE ANIMAIS EM EXPERIÊNCIAS DIDÁTICAS NO ENSINO DE PSICOLOGIA
IMIANOWSKY, André Gustavo
FLORIT, Luciano Félix
O presente trabalho busca discutir sobre os as práticas experimentais que utilizam animais e que estão presentes no campo científico, e em particular, no âmbito do ensino da Psicologia. Foca-se também, sobre as possibilidades de ferramentas, instrumentos e atividades alternativas em compromisso com uma formação ética e práticas didáticas que não estejam envolvidas com a dor, sofrimento e morte de animais não-humanos. Busca-se refletir sobre os limites da experimentação através do resgate histórico desse fenômeno, as condições de uso e as possibilidades de mudança frente a este cenário. Discute-se ainda, sobre o conhecimento psicológico em formação com práticas laboratoriais que reproduzem experimentos legitimados em outras épocas e configurados como necessário para o atual momento através da tradição e cultura e no modo que se reflete essas práticas para a construção do pensamento crítico em Psicologia. A investigação e coleta de dados deram-se através de entrevistas semi-estruturadas com questões norteadoras para a discussão e foco reflexivo da temática apresentada. Utilizou-se de teóricos posicionados em uma perspectiva abolicionista, utilitarista e filosófica, como SÔNIA T. FELIPE, PETER SINGER, TOM REGAN, entre outros, todos estes envolvidos com o discurso da problemática do uso de animais como produções humanas em um processo de “coisificação”. Propõe-se ainda, neste trabalho, investigar as reais necessidades de experimentos com animais em específicas disciplinas do curso de Psicologia da Universidade Regional de Blumenau, frente à possibilidade de novos métodos, procedimentos e ferramentas alternativas para investigação experimental. Procurou-se conhecer as justificativas e/ou julgamentos dos acadêmicos que realizam tais práticas e no modo como estes percebem o uso de animais como um instrumento didático-pedagógico durante o percurso da formação de profissionais da Psicologia.
Palavras-chave: Ética, Experimentação Animal, Ensino Psicologia

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