quarta-feira, 14 de outubro de 2009

TRABALHOS ACADÊMICOS - O Papel da Música na Busca por Identidade do Adolescente

O Papel da Música na Busca por Identidade do Adolescente
FELDMANN, Maíra Pellin
Desde que o ser humano começou a se organizar em tribos primitivas, no continente africano, a música já era tida como parte integrante do cotidiano destas pessoas. Atualmente, as “tribos urbanas” constituem-se em sua maioria por jovens e adolescentes. Estes grupos adequam seu modo de agir, vestir e falar, buscando uma maior possibilidade de comunicação e integração entre eles. É vitalício o processo de identidade no sujeito, porem na adolescência a busca por um senso claro de identidade é acentuada. Com esta pesquisa, pretende-se aprofundar qual o papel da música na identidade do grupo adolescente. O estudo consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa. Desenvolveu-se uma análise a partir de entrevistas semi-abertas com 6 jovens com idades entre 14 e 21 anos. Os participantes têm como característica comum o fato de serem ligados a um grupo de jovens da cidade de Blumenau que tem no rock independente seu estilo musical favorito. O principal instrumento utilizado na pesquisa foi à entrevista semi-aberta. Foram analisados o discurso dos seis entrevistados e, a partir desta análise de dados, foram definidos 3 núcleos estruturadores do discurso dos participantes e suas categorias analíticas. Os núcleos são: o lugar que a música ocupa no grupo do jovem; como se dá a identificação do jovem pela; a relação entre preferências musicais e imagem do grupo e do sujeito. Dentro do primeiro núcleo, as categorias encontradas foram: a) A música como o elemento fundamental nas escolhas das atividades dos grupos. b) Música como elemento identificatório do grupo.c) A música ditando a moda e alguns comportamentos. No núcleo em que se aborda a identificação que se dá entre adolescente e música, buscaram-se quais os fatores que levam o jovem a ouvir este tipo de música. Verificamos que entre a mostra estudada há identificação a) pelas letras/melodia, b) pela realidade das bandas. Quanto ao núcleo que aborda imagem do grupo verificou-se: a) o fato do sujeito não poder assumir que ouve certas músicas para os membros de seu grupo; b) a falta de tolerância entre alguns grupos. O grupo é uma das principais formas de subjetivação para o jovem contemporâneo. A música tem papel importante na definição destas relações entre os pares de adolescentes. É um dos elementos tidos como base para a “construção” do grupo. Conforme a análise de dados, o grupo se estrutura a partir de um estilo musical. Locais a serem freqüentados, atividades a serem feitas em turma, roupas entre outros fatores que interferem na relação do jovem com seus pares e até mesmo com o restante da sociedade tem a música como motivação e justificativa.
PALAVRAS-CHAVE: Subjetividade, música, identidade.

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