domingo, 11 de outubro de 2009

TRABALHOS ACADÊMICOS - Prevalência de Aleitamento Materno e Fatores Associados no Município de Blumenau, Santa Catarina, Brasil

Prevalência de Aleitamento Materno e Fatores Associados no Município de Blumenau, Santa Catarina, Brasil
SOUZA, Ana Marise Pacheco Andrade de.
QUEVEDO, Maite Westarb de.
Este estudo teve como objetivo estimar a prevalência de aleitamento materno e fatores associados no Município de Blumenau, Santa Catarina. Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, realizada durante a segunda etapa da campanha de vacinação Sabin em agosto de 2007. Foram investigadas crianças de zero a cinco anos de idade presentes na campanha, através de entrevista dirigida às mães. A pesquisa foi previamente aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos em conformidade com a Resolução 196/96, do Conselho Nacional de Saúde. Foram questionadas características sócio-econômicas, tempo de amamentação, motivos do desmame, utilização de mamadeira e chupeta. As entrevistas foram tabuladas através do Programa Estatístico LHSTAT, da Universidade Regional de Blumenau. Os resultados apontaram que 30% das crianças entrevistadas recebiam aleitamento materno no momento da pesquisa e destas 22,2% eram aleitadas exclusivamente. O percentual de crianças em aleitamento materno exclusivo na faixa de zero a 180 dias foi de 19,6%. Foi encontrada correlação positiva entre tipo de parto com a amamentação (p = 0,03). Evidenciou-se também que entre as crianças que nunca foram amamentadas 69,8% usou chupeta. Na análise bivariada encontrou-se uma independência entre amamentação e religião (p = 0,13), escolaridade (p = 0,24), presença do pai (p = 0,71), e trabalho materno (p = 0,055). Assim como outros estudos realizados, este revela que ainda há defasagem em relação aos índices preconizados pela OMS. Esforços devem ser mobilizados na intervenção das variáveis que dificultam e diminuem o índice de prevalência de aleitamento materno.
Palavras-chave: Aleitamento materno; aleitamento materno exclusivo; desmame precoce; leite humano; alimentação complementar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário