segunda-feira, 12 de outubro de 2009

TRABALHOS ACADÊMICOS - O Lugar da escola no Discurso do aluno Adolescente

O LUGAR DA ESCOLA NO DISCURSO DO ALUNO ADOLESCENTE
CAGLIONI, Victor José
O mundo mudou de mentalidade após a criação da prensa tipográfica, com a possibilidade de milhares de livros serem publicados e lidos por qualquer um, o letramento passou a ser necessário para viver em sociedade e perpetuar a cultura, recriaram-se as escolas. Houve então a separação entre os que sabiam e os que precisavam aprender ler, em especial as crianças por serem estas consideradas capazes de criar um mundo novo. O viver na sociedade passou a necessitar de um período de preparação, obtido na escola, através dos livros e do conhecimento produzido e que era publicado sobre a vida dos já adultos, impondo uma moratória as crianças, fazendo de partes da vida dos adultos, segredos aos mais novos. Essa moratória encontrou apoio dos homens da Lei e dos eclesiásticos, especialmente no que diz respeito à sexualidade e a propagação do sentimento de infans (inocência a ser preservada) assim como na criação dos colégios que visavam controle comportamental, e as creches como intervenções higienistas do Estado burguês no modo de vida da sociedade. O pós Segunda Guerra Mundial trouxe consigo a necessidade de aproximar a infância com o mundo adulto, trazer para mais perto a possibilidade real de viver esse sonho, foi “inventada” a adolescência, que também se impôs como uma moratória dos adultos aos mais jovens, e que se caracterizou especialmente pela rebeldia ao tradicional, juntou-se a isso a perda da autoridade, com a intervenção do Terceiro Social, na vida privada, que a partir desse momento passa a prevalecer sobre o público. O fortalecimento dessas intervenções em nome do psicológico e da situação financeira de cada indivíduo se fez majoritariamente no ambiente escolar, tornando esse apenas uma continuação do coletivo fora da escola, tirando desta o poder de ser algo diferente na vida dos alunos. Com o objetivo de identificar o lugar que a escola assume no discurso dos alunos adolescentes, utilizando metodologia de Gonzales Rey, que consiste em entrevistas e reflexão do conteúdo obtido possibilitando ao entrevistador se adequar as situações que vão surgindo ao longo da entrevista, reformular e/ou criar questões que possam surgir, mesmo em caso de entrevista planejada e dirigida), este trabalho apresenta reflexões sobre a realidade encontrada no discurso dos alunos e o papel que a sociedade atribui a escola na modernidade.Neste cenário resta aos adolescentes tornar a escola mais prazerosa, sendo esta o elo com uma imensa rede de sociabilidade que possa trazer o sonhado reconhecimento do mundo adulto.
Palavras chaves: Escola, Adolescência, Autoridade, Sociabilidade, Intervenção.

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