domingo, 11 de outubro de 2009

TRABALHOS ACADÊMICOS - Questionamento Socrático para modificação de comportamentos de uma atleta de handebol

Questionamento Socrático para modificação de comportamentos de uma atleta de handebol
FRISCHKNECHT, Gabriela
NUNES, Carlos Roberto de Oliveira
HENNIG, Francieli
HASCKEL, Anna Claudia
JAQUES, Max
Em modalidades esportivas coletivas, existem comportamentos que contribuem com o rendimento de treinamentos e competições. Comunicação assertiva, responsabilidade, confiança e respeito com os colegas de equipe são alguns exemplos desses comportamentos. Em Psicologia Cognitivo-Comportamental, existem diversas técnicas para modificação de comportamentos. A auto-avaliação é uma forma de refletir sobre a relação entre estímulos ambientais, respostas emitidas e conseqüências geradas. O Questionamento Socrático possibilita ao sujeito refletir sobre as contingências e verificar soluções possíveis para problemas, além de auxiliar na coleta de informações sobre atribuições de causas, significados ou rótulos. Este trabalho relatará estudo de caso sobre uma atleta de Handebol, com quinze anos, que apresentava os seguintes comportamentos durante jogos disputados: a) Ao receber determinadas instruções do técnico, respondia em tom de voz alto e incisivo, nem sempre seguindo as instruções e, por conta própria, executando ações diferentes; c) Nestas ações realizava jogadas em que buscava sozinha a oportunidade de chute, sem oferecer assistências para as colegas ou possibilitar que elas realizassem chutes; d) Se comunicava com as colegas em tom de voz alto e incisivo, com falas como: “Tá com medo?”; “Deixa de ser medrosa!” e) Solicitava ao técnico, em tom de voz alto e incisivo, que substituísse atletas que não agissem conforme ela ordenasse. Em intervenção, a atleta realizou uma auto-avaliação, através de questionamento socrático sobre comportamentos em um dos jogos em que as contingências relatadas foram verificadas. A intervenção foi dirigida para definir prioridades e organizar informações e conclusões. A atleta seguiu as seguintes etapas: a) descreveu a situação; b) avaliou os estímulos ambientais e qual a conseqüência das respostas c) avaliou a funcionalidade desta resposta e d) qual resposta poderia substituir a resposta emitida, de forma funcional. Através das intervenções a atleta passou a emitir comportamentos que permanecem até então: a) ouvir as instruções do técnico e realizá-las, questionando-o assertivamente, para tirar dúvidas e trocar idéias; c) oferece assistência às colegas e é capaz de discernir quando a oportunidade de chute é adequada e d) em trabalhos de integração com a equipe, teve acesso a informações sobre como elas se sentem ao receber ordens incisivas ou verbalizações de motivação, passando a diferenciar a forma de comunicação com cada uma. Através de Questionamento Socrático, auto-avaliando seus comportamentos, a atleta concluiu que seus comportamentos anteriores dificultavam a comunicação e o trabalho em equipe, prejudicando o andamento e resultado dos jogos, além de prejudicar a integração e confiança do time. Modificando-os então por comportamentos funcionais.

Palavras-chave: Psicologia do Esporte, Psicologia Cognitivo-Comportamental, Questionamento Socrático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário