terça-feira, 13 de outubro de 2009

TRABALHOS ACADÊMICOS - A Psicologia do Esporte no Programa de Apoio ao Esporte de Alto Rendimento: Relato de Experiência

A Psicologia do Esporte no Programa de Apoio ao Esporte de Alto Rendimento: Relato de Experiência
JAQUES, Max
NUNES, Carlos Roberto de Oliveira
A Psicologia do Esporte (PE) teve seu impulso, em nível mundial, na década de 60, quando em 1965 e em 1968 são fundadas a International Society of Sport Psychology e a North American Society of Psychology of Sport and Psysical Activity, respectivamente. No Brasil, a história da PE é mais recente. Apesar de existirem relatos de experiência datados de 1958, é na década de 90 que a PE ganha força no cenário nacional, sendo reconhecida como especialidade do psicólogo pelo Conselho Federal de Psicologia em 2001. Dada a recente história da aplicação da PE, os campos e as formas de atuação ainda estão sendo desbravadas pelos profissionais e estudantes dessa área. Assim, procuramos apresentar o campo de conhecimento da PE, destacando as várias possibilidades de atuação do psicólogo neste contexto, ocupando-se em relacionar os dados teóricos sobre as possibilidades de atuação com a experiência do estágio no Programa de Apoio ao Esporte de Alto Rendimento da Universidade Regional de Blumenau. Para tanto, foi realizada a revisão dos aspectos teóricos sobre as possibilidades de pesquisa e intervenção da PE, ampliando o olhar para as interfaces com outras formas de compreensão do fenômeno esportivo, como por exemplo, a educação física, a medicina esportiva, a sociologia do esporte, o direito esportivo, dentre outros. Os resultados encontrados apontam para o fato de que o esporte moderno está caracterizado pela grande ênfase no rendimento esportivo, muitas vezes, ofuscando a condição humana. Tal ênfase parece estar diretamente relacionada aos fatores econômicos e políticos que o fenômeno esportivo representa atualmente. Ao psicólogo do esporte, principalmente no alto rendimento, cabe a difícil tarefa de contribuir para o aprimoramento da performance, contudo, sem se abster das implicações éticas das suas condutas. Pretende-se, portanto, preparar o atleta para lidar com as contingências características do fenômeno esportivo, mas, paralelamente, promover modificações ambientais que promovam modos mais saudáveis para o alcance dos objetivos esportivos. Assim, a atuação da PE não se resume à compreensão simplista da “preparação mental”, apesar de englobá-la. A experiência do estágio no Programa de Apoio ao Esporte de Alto Rendimento confirmou a contribuições teóricas dos autores que afirmam que para uma atuação qualificada em PE, o profissional deve compreender o corpo teórico e o modus operandi das diversas áreas da psicologia, como a Psicologia Social, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Clínica, Psicologia Organizacional e do Trabalho, dentre outras.
Palavras-chave: Psicologia do Esporte, Extensão Universitária, Atuação do Psicólogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário